Menu

Notícias da Infância

  • Escrito por Patronato

Visita ao Museu do Quartzo

visita-ao-museu-do-quartzo

No passado dia 4 de julho, o Centro de Estudos da nossa instituição realizou uma visita ao Museu do Quartzo, propriedade da Câmara Municipal de Viseu, situado na antiga pedreira à entrada da cidade pelo caminho que desagua das encostas de São Pedro do Sul. Durante a manhã, aproveitando a oportunidade da deslocação, alunos e adultos visitaram o centro da cidade para ver a estátua de Viriato e realizaram um pequeno piquenique no parque nas imediações.

Ao início da tarde, já no museu, o grupo foi gentilmente recebido pelos técnicos que aí trabalham. Estes guiaram os presentes numa visita interativa, repleta de recursos tecnológicos e com um nível científico muito interessante. Assim, os alunos ficaram a entender melhor a estrutura e a dinâmica do nosso planeta e foram convidados a conhecer o caso particular do quartzo de Viseu.

Após uma introdução mais teórica, foi possível observar à vista desarmada, à lupa e ao microscópio belíssimas amostras de quartzo e de outros minerais em exposição no museu. Os visitantes viram os diferentes tipos de cristais de quartzo (fumado, citrino, ametista, leitoso, entre outros) e ficaram a conhecer as aplicações e o valor económico deste mineral em áreas como a informática, a relojoaria e a construção civil.

No regresso a casa houve ainda tempo para um pequeno lanche em São Pedro do Sul. Para finalizar fica a nota de uma visita de carácter científico muito elevado, com uma abordagem acessível a todos e de entrada gratuita.

Parabéns à equipa técnica do museu e à entidade gestora – Câmara Municipal de Viseu.