Menu

Notícias da Infância

  • Escrito por Patronato

Um dia em Aveiro - Oficina do Doce e salinas

No dia 17 de julho, o grupo de alunos do Centro de Estudos do Patronato visitou Aveiro onde conheceu as salinas e a Oficina do Doce.
Logo que chegaram, por volta da hora de almoço, fizeram um pequeno piquenique no “Parque da Macaca” junto ao centro da cidade. Os alunos e os professores deliciaram-se com a comida.

Ao início da tarde, os jovens gostaram muito de ir às salinas, pois aprenderam muitas coisas. Conheceram o procedimento de extração do sal da água do mar, durante o qual a água salgada passa por vários níveis de temperatura e diferentes compartimentos onde existem canos por onde passa a água. Os alunos ficaram a conhecer os vários tipos de sal (sal grosso, flor-de-sal, sal terapêutico, entre outros). Aprenderam, ainda, que existe uma planta que pode substituir o sal na culinária, que é a salicórnia, e inclusive provaram-na. Os jovens ficaram a saber o nome específico da profissão do senhor que toma conta das salinas, o marnoto.
Referentemente à Oficina do Doce, os jovens para além de fazerem ovos-moles, tiveram a oportunidade de os provar, todos adoraram.
A visita foi muito agradável e todos os alunos se mostraram entusiasmados e com vontade de a repetir.

(Notícia escrita pelos alunos)