Menu

Notícias da Infância

  • Escrito por Patronato

Visita ao Museu do Calçado

No passado dia 27 de março, os alunos do Centro de Estudos do Patronato visitaram o Museu do Calçado em São João da Madeira. Usufruindo do bom tempo que se verificou, o grupo saiu da Instituição por volta das 10h30m e aproveitou o espaço do Parque Municipal de São João da Madeira para fazer um pequeno piquenique onde não faltaram as deliciosas bifanas, carinhosamente preparadas pelas nossas cozinheiras.

Após o almoço, os professores realizaram um pequeno passeio com os alunos e por volta das 14 horas chegaram ao edifício da Oliva, onde se situa o Museu do Calçado. A visita guiada ao Museu do Calçado decorreu durante cerca de uma hora e revelou-se um momento muito interessante. Numa primeira fase, a guia apresentou a evolução e a importância desta industria para a economia local, reforçando as alterações que ocorreram ao nível das técnicas e das tecnologias na produção de calçado ao longo dos anos. Numa segunda fase, foi apresentada a evolução histórica do calçado, desde a sua origem, na pré-história, até à atualidade.

Durante esta viagem no tempo, os alunos ficaram a conhecer várias histórias fantásticas que lhes permitiram compreender melhor a importância do calçado para a humanidade. Na fase final da visita, os alunos puderam ainda conhecer algumas peças de calçado doadas ao museu por pessoas famosas como por exemplo, Cândido Barbosa, António Guterres, Filipe La Féria, Bárbara Guimarães, sendo narradas algumas das histórias associadas a essas peças. Puderam ainda visitar uma pequena exposição de obras de arte dedicadas ao calçado.

Finda a visita, muitas foram as questões colocadas à guia, o que demonstra o interesse que os alunos desenvolveram durante esta atividade.