NOTÍCIAS

Visita à aldeia de Tebilhão

No dia 18 de abril, último dia da interrupção letiva, o Centro de estudos, em coordenação com o Museu Municipal de Arouca, realizou uma visita à aldeia de Tebilhão.

Após uma breve abordagem ao motivo desta atividade, nomeadamente, o património local cultural da região, fomos recebidos por um grupo de idosos, que partilharam as suas vivências em épocas tão remotas como a da II Guerra Mundial. Entre as várias experiências partilhadas, salientam-se as cantigas que usavam como alívio do trabalho árduo no campo e alguns vocábulos da época como a “bucha” ou o lanche, a “dua” ou um grupo de pessoas para guardar o gado, o “reu-reu”, o atual jogo das escondidinhas e “entrudo”, também conhecido como Carnaval.

Ao longo da conversa destacaram-se inúmeras diferenças entre a época de juventude destes idosos e a dos nossos alunos, como por exemplo, as diferenças alimentares e de vestuário, em menor abundância naquele período e o seu modo de vida. Evidencia-se a alegria de vida, apesar da dureza do trabalho no campo, restando sempre algum tempo para serões, onde dançavam e se divertiam.

Denotou-se, por parte dos alunos, uma grande admiração por estas diferenças, o que os levou a participar ativamente, colocando questões e fazendo algumas comparações com a sua própria realidade. Verificamos que esta foi uma experiência enriquecedora, uma vez que contactaram com costumes diferentes dos seus, sensibilizando-os para uma realidade que, apesar de distante no tempo, é-lhes tão próxima

Sem Gastar, Pode Ajudar

Vagas Estágio

O Patronato aceita inscrições para Estágios de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores do Ensino Secundário. Os candidatos deverão estar inscritos no IEFP.

Os interessados deverão dirigir-se às instalações da Instituição

© 2024 Patronato - Centro Paroquial e Social Santa Mafalda
Implementado por AlbergueDigital
Para proporcionar a melhor experiência on-line, este site utiliza cookies. Ao navegar estará a concordar com a sua utilização