O Dia Mundial do Teatro mais uma vez foi assinalado por todas as instituições do concelho de Arouca. O Patronato como organizador deste evento faz questão de mostrar que o teatro é uma celebração da arte, da criatividade e, sobretudo, das pessoas. Mais do que assinalar o teatro enquanto forma de espetáculo, este dia destaca o seu papel como espaço de encontro, reflexão e transformação social de todas as instituições do concelho.
Cada peça que pelo palco passou, foi construída coletivamente e ganhou vida na relação entre quem a representou e quem a assistiu. Desde o isolamento, pessoas diferentes do jeito que são, às lembranças do antigamente, foram muitas as mensagens que as instituições quiseram passar.
Assim, as instituições ao envolverem idosos, pessoas com deficiência e outros grupos da comunidade, contribuem para um ambiente mais justo, participativo e representativo onde demonstra que todos têm oportunidade de se expressar e de se sentir valorizados.
Queremos agradecer ao padrinho do evento, o cantor e apresentador Daniel Fernandes, que tão bem acolheu o púbico e ainda abrilhantou o espetáculo com a sua voz.
Agradecemos ainda a Escola Secundária de Arouca que com os seus apresentadores a dar os primeiros passos, assumem um papel essencial, dando ritmo aos momentos, acolhendo o público e criando pontes entre os diversos participantes e atuações
Queremos também agradecer a Academia de música de Arouca que nos abrilhantou os intervalos com os seus alunos, mostrando que a combinação entre teatro e música cria experiências mais acessíveis e envolventes, permitindo que cada pessoa, independentemente das suas capacidades, se identifique com o que está a acontecer.
Neste dia, mais do que assistir, todos foram convidados a participar, celebrar e construir juntos uma comunidade mais próxima, sensível e inclusiva.


