Notícias

Evocação da memória do Padre Adriano

Ocorrendo no próximo Domingo, dia 24 de abril o 15º aniversário da morte do Pe. Adriano de Sousa Moreira, o Patronato – Centro Paroquial e Social Santa Mafalda, vai evocar a memória do seu fundador com um singelo programa:

11.15h – Eucaristia na igreja conventual, em sufrágio pela sua alma e pelas intenções da Instituição que fundou.

16.00h – Deposição de um ramo de flores junto ao busto situado no pátio da Instituição.
Esta cerimónia é aberta a toda a comunidade que deseje associar-se a esta evocação.
No final será oferecido um pequeno lanche a todos os presentes.

 

Breve apontamento biográfico
O Pe. Adriano nasceu em São Paio da Portela, Entre-os-Rios, em 10 de abril de 1910, tendo falecido em Arouca no dia 24 de abril de 2001. Depois de ordenado sacerdote começou a paroquiar em terras de Arouca, a partir de 1 de janeiro de 1933, nas comunidades paroquiais de Canelas e Espiunca. A 5 de janeiro de1946 e depois do falecimento do Pe. Joaquim Carneiro Leão, em 16 julho de 1944, toma conta da Paróquia de S.Bartolomeu de Arouca até 1990, sendo nessa data substituído, por motivos de saúde, pelo sacerdote arouquense Pe. José Pereira de Brito da “Casa do Ribeiro” em Nogueiró, Urrô, tendo-se mantido como Pároco até 1996.


Foi, enquanto pároco de Arouca e simultaneamente de S. Salvador do Burgo, que no dia 1 de Dezembro de 1949 é fundado, oficialmente, o Patronato Rainha Santa Mafalda para acolher meninas carenciadas de apoio familiar. Foi seu braço direito e co-fundadora desta instituição, Mafalda Celina de Oliveira Valente, mais conhecida por “Mafaldinha”.


Antes de ocupar as instalações atuais o Patronato funcionou, de 1960 a 1975, no edifício onde atualmente funciona, desde 1991,a Biblioteca Municipal.


Hoje, o Patronato, posteriormente designado por Centro de Promoção Social Rainha Santa Mafalda em 1971 e mais tarde, em 30 de Abril de 1982, Centro Paroquial de Promoção Social Rainha Santa Mafalda, é uma das mais prestigiadas instituições sociais do Concelho de Arouca, acolhendo cerca de 50 internas e alargando a sua actividade a diversas valências que, além do Lar de Infância e Juventude (LIJ) se estendem também à creche, jardim-de-infância, ATL, centro de estudos e ao Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). Neste momento a instituição tem uma outra valência que é o Protocolo RSI.


Refira-se que foi recentemente alterada a denominação da instituição para Patronato - Centro Paroquial e Social Santa Mafalda, fundindo assim a designação original "Patronato” que vinha desde a sua fundação, com as que posteriormente foi adquirindo para expressar assim o crescimento da instituição com as diversas valências sociais que foi ganhando a longo da sua história.

Sem Gastar, Pode Ajudar

Vagas Estágio

O Patronato aceita inscrições para Estágios de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores do Ensino Secundário. Os candidatos deverão estar inscritos no IEFP.

Os interessados deverão dirigir-se às instalações da Instituição

© 2024 Patronato - Centro Paroquial e Social Santa Mafalda
Implementado por AlbergueDigital
Para proporcionar a melhor experiência on-line, este site utiliza cookies. Ao navegar estará a concordar com a sua utilização